SBPE: o que é, regras, taxas e vantagens para compra do seu imóvel

saiba o que é sbpe

A aquisição ou compra de um imóvel é um dos sonhos mais importantes para muitas famílias brasileiras. E esse sonho às vezes parece difícil, principalmente pelo relativo alto custo dos imóveis que fazem com que o financiamento se torne uma opção praticamente indispensável. 

E aí vem outra dúvida: qual a melhor modalidade para seguir? 

Bom, entre as diversas modalidades de financiamento disponíveis no mercado, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) se destaca como uma das principais alternativas para quem deseja realizar o sonho da casa própria. 

Por isso, neste post vamos falar tudo sobre SBPE: o que é, taxas, quais as suas principais vantagens e muito mais. Então, confira! 

SPBE: O que é?

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é uma linha de crédito para financiamento habitacional que utiliza recursos captados através das cadernetas de poupança para conceder crédito imobiliário. 

Esse sistema foi criado em 1964, e faz parte do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) – falaremos mais a seguir – sendo regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Brasil.

Ou seja, de forma mais clara: o SBPE é alimentado pelos depósitos realizados por milhões de brasileiros nas suas contas de poupança. Isso porque segundo a legislação brasileira, as instituições financeiras podem usar até 65% dos valores coletados nessas cadernetas para financiamento imobiliário, promovendo o acesso à moradia própria para diversas camadas da população.

No caso do SPBE esse financiamento pode ser usado tanto para imóveis novos como usados!

Quais são as regras e taxas do SBPE?

sbpe o que é

As condições do SBPE são regidas por normas específicas, que visam garantir a segurança tanto dos investidores quanto dos tomadores de crédito. Mas, de forma geral, ele funciona como a maioria dos financiamentos imobiliários. 

Taxa de juros

Uma das características mais atraentes do SBPE é a taxa de juros, que tende a ser mais baixa em comparação com outras modalidades de crédito imobiliário. 

Atualmente, as taxas de juros variam conforme a instituição financeira e o perfil do cliente, mas geralmente ficam entre 7% a 9% ao ano, mais a Taxa Referencial (TR), acompanhando a SELIC.

Prazos

O SBPE oferece prazos longos para a quitação do financiamento, que podem chegar a até 35 anos (420 meses). Isso proporciona parcelas mensais mais acessíveis, permitindo que o financiamento se encaixe melhor no orçamento familiar.

Valor do imóvel / limite de financiamento

Embora o SBPE não imponha um valor máximo para o imóvel a ser financiado, o percentual financiado pode variar. Geralmente, os bancos financiam até 80% do valor do imóvel. Isso significa que o comprador deve estar preparado para dar uma entrada de pelo menos 20% do valor total.

O limite vem em relação ao comprometimento da renda, que falaremos mais adiante.

Amortização

O SBPE usa o sistema de amortização da Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), onde as parcelas iniciais são maiores e diminuem ao longo do tempo, com a diminuição dos juros.

Além disso, assim como em outras formas de financiamento imobiliário, o SBPE também admite o uso do FGTS para pagamento.

Quem pode pedir SBPE?

O SBPE é uma modalidade de financiamento bastante acessível, mas ainda assim, existem alguns requisitos que devem ser atendidos para o comprador poder se enquadrar nesta modalidade.

Idade

Geralmente, a idade mínima é de 18 anos completos, ou 16 anos para pessoas emancipadas.

Renda

Aqui é preciso prestar atenção em dois pontos

É exigida uma renda mínima mensal de R$ 5 mil, mas não é só isso. Lembra que citamos o limite em relação ao uso dessa renda?

No SBPE, cada parcela do financiamento não pode comprometer mais do que 30% da renda familiar. 

Por isso, é importante saber que parte da documentação necessária envolve comprovação de renda, como holerites, declaração do IR, entre outros.

Cadastro

O interessado aqui não pode ter restrições em seu CPF (nome sujo, com cadastro no Serasa ou SPC) e deve estar em dia com suas obrigações financeiras.

Status do imóvel

O imóvel não pode ser vendido até ser quitado, já que ele serve de garantia para a instituição financeira que ofereceu o financiamento.

Qual a diferença entre SBPE e SFH?

Moedas e chave

Lembra que falamos que o SBPE faz parte do Sistema Financeiro da Habitação (SFH)? Confira as principais diferenças entre eles: 

Origem dos recursos

No SBPE, os recursos vêm das cadernetas de poupança. Já no SFH via FGTS, os recursos também vêm do saldo de contas vinculadas ao FGTS.

Limite de valor

O SFH tem limites específicos para o valor do imóvel que pode ser financiado, os quais variam de acordo com a localização do imóvel (é atualmente de R$ 1,5 milhão). 

O SBPE não impõe limites rígidos para o valor do imóvel, oferecendo mais flexibilidade.

Taxa de juros

No SFH via FGTS, as taxas de juros são subsidiadas e podem ser mais baixas do que no SBPE. No entanto, o SBPE oferece prazos mais longos e menos restrições.

Quais são as principais vantagens do SBPE?

Neste post, você viu com o SBPE é uma opção muito viável para financiar o seu imóvel. Apesar de algumas restrições, esse modelo é muito interessante, especialmente quando analisamos as suas vantagens:

Flexibilidade

Apesar de restrição na renda, ela é baixa se comparada a outras formas de financiamento, e também não há limites rígidos para o valor do imóvel, o que permite financiar imóveis de maior valor.

Taxas de juros competitivas

Mesmo que não sejam subsidiadas como no FGTS, as taxas de juros do SBPE ainda são bastante atrativas, e a capacidade de amortização pode aliviar isso ainda mais.

Prazos 

Com prazos que chegam a até 35 anos, o SBPE facilita a organização financeira do comprador.

Acessibilidade

Desde que você tenha uma boa saúde financeira e consiga comprovar renda, é relativamente simples se enquadrar nas exigências do SBPE.

Com isso, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo é uma modalidade de financiamento imobiliário robusta, flexível e acessível para quem busca comprar um imóvel. 

E para potencializar isso, vale contar com a parceria de uma empresa que entende o mercado imobiliário.

Sousa Araujo: Para SBPE ou outro financiamento, estamos com você!

Como você viu ao longo deste conteúdo, o SBPE é uma alternativa muito interessante para quem deseja comprar um imóvel, especialmente para a classe média e classe média alta.

Entendemos a importância desse modelo de financiamento, e como uma empresa com mais de 16 anos de atuação em incorporação e construção, oferecemos facilitação de compra de imóveis!

Conheça nossas opções de financiamento imobiliário e empreendimentos, e encontre o imóvel ideal com a Sousa Araujo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima